Projetos de Investimento na Região Centro

PDR2020

Agricultura e Pecuária

Carne de aves de capoeira / Ovos

  • Ovos na Serra da Estrela

    Projeto Ovos na Serra da Estrela

    A Quinta da Caramuja situada no concelho de Gouveia também conhecida pelo turismo rural, onde os produtos produzidos estão ao dispor dos hospedes. A propriedade é composta por uma grande extensão de coberto vegetal misto, carvalhos e castanheiros, por vastas áreas de pastagem.

    Continuar a ler >

  • Ovos de Pombal

    Projeto Ovos de Pombal

    A Campovo é uma das principais empresas produtoras de ovos. Fundada em 1997, está localizada em Pombal.

    Continuar a ler >

  • Ovos de São Pedro do Sul

    Projeto Ovos de São Pedro do Sul

    A empresa Bernardino Almeida e Costa & Filhos SA, é uma empresa familiar, que deu início à sua atividade em 1957, nas áreas de produção, inspeção, classificação e comercialização de ovos, frangas, galinhas, cereais e rações. É a detentora da marca "CASA DO AIDO", criada em 1975, com comercialização de ovos de estratos diferenciadores.

    Continuar a ler >

  • Galinhas Poedeiras de Oliveira de Frades

    Projeto Galinhas Poedeiras de Oliveira de Frades

    A empresa OVOCLASSE - Centro de Produção e classificação de ovos, SA., de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, tem como principal atividade a exploração de galinhas poedeiras reprodutoras, para a produção de ovo incubável.

    Continuar a ler >

Leite

  • Bovinos de leite de Leiria

    Projeto Bovinos de leite de Leiria

    A Uziel Carvalho, Lda está desde 1984 na atividade de bovinos de leite, associada também à produção forrageira. A empresa de Leiria tem um efetivo estabilizado em torno de 250 vacas de leite.

    Continuar a ler >

  • Leite de Albergaria-a-Velha

    Projeto Leite de Albergaria-a-Velha

    A empresa ADALBERTO PÓVOA, dedicada ao setor da pecuária intensiva, tem como principal atividade a produção de leite e localiza-se em Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro.

    Adalberto Póvoa iniciou a atividade no setor em nome individual, tendo constituído a sociedade unipessoal em 2013.

    Continuar a ler >

Frutas e produtos hortícolas

  • Pistácio do Sabugal

    Projeto Pistácio do Sabugal

    A sociedade José Bidarra & Bidarra, Lda, constituída em 2017, dedica-se à produção de pistácio em modo de produção biológico, numa área de cerca de 13 hectares. Encontra-se sediada na Quinta de Santo Amaro, localizada em Zona Desfavorecida de Montanha, especificamente na freguesia de Casteleiro, concelho de Sabugal e distrito da Guarda.

    Continuar a ler >

  • Uvas de Gouveia

    Projeto Uvas de Gouveia

    O Abrigo da Passarela, Lda, dispõe de uma exploração agrícola desde 2008, na freguesia de Lagarinhos, concelho de Gouveia, distrito da Guarda.

    A empresa realizou um investimento de apoio à atividade vitícola desenvolvida na exploração, com uma área atual de 34,20 hectares, num valor global de aproximadamente 83 mil euros, apoiado em 33 mil euros.

    Continuar a ler >

  • Kiwis da Bairrada
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Kiwis da Bairrada

    A empresa TERRA PERPÉTUA recorreu a fundos públicos, para instalação de dois jovens agricultores no setor da fruticultura, em 5 hectares localizados na freguesia de S. Lourenço do Bairro, concelho de Anadia.

    Continuar a ler >

  • Olival e Medronho de Oleiros
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Olival e Medronho de Oleiros

    João Marques é um jovem agricultor que desenvolve a atividade agrícola desde 2019, na freguesia de Sobral, concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, com a plantação de olival e medronheiro. Apresentou uma candidatura à Operação 3.

    Continuar a ler >

  • Olival em Castelo Branco
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Olival em Castelo Branco

    A Sociedade Agrícola Herdade do Rouxinol Unipessoal, Lda. dedica-se ao setor da olivicultura no concelho de Castelo Branco, na freguesia de Freixial e Juncal do Campo.

    Continuar a ler >

  • Cerejas em túnel na Gardunha

    Projeto Cerejas em túnel na Gardunha

    A empresa SEMENTEVAL desenvolve a plantação de um pomar de cerejeiras em túnel, no que pode ser considerado um projeto piloto em Portugal.

    A plantação de 10 hectares está a ser efetuada na freguesia de Vale Prazeres e Mata da Rainha, bem no coração da Gardunha, região de excelência na produção do fruto em apreço.

    Continuar a ler >

  • Damascos e Nectarinas da Covilhã e do Sabugal

    Projeto Damascos e Nectarinas da Covilhã e do Sabugal

    A Rustikpériplo Unipessoal, Lda está desde 2017 na produção e comércio de pequenos frutos e frutos de caroço.

    A empresa tem uma área de aproximadamente 11 hectares, distribuída por dois blocos, significativamente afastados, denominados por Quintarias, na freguesia de Vale Formoso e Aldeia do Souto do concelho da Covilhã, e Queijinas na freguesia de Bendada do concelho do Sabugal.

    Continuar a ler >

  • Viveiro de plantas de Monte Redondo

    Projeto Viveiro de plantas de Monte Redondo

    A Germiplanta - Viveiros De Plantas, Lda é um viveiro de plantas localizado em Monte Redondo, Leiria. A empresa, constituída em 1987, produziu 1,2 milhões de plantas no primeiro ano e atualmente produz cerca de 130 milhões de plantas.

    Continuar a ler >

  • Maracujás de vagos

    Projeto Maracujás de vagos

    Os jovens agricultores Francisco Maia Teixeira e Verónica Dias decidiram, em 2014, criar a empresa Tropikcourtesy, Lda, com o objetivo de se dedicarem à produção de maracujá roxo que, após pesquisa de mercado e alguns testes de produção, atendendo às características da exploração e da região.
    O projeto nasceu a partir do sonho destes dois jovens agricultores, de ter um espaço rural onde pudessem voltar a ter contacto com a terra, com as plantas e animais, dedicando os tempos livres à agricultura biológica para consumo próprio, ou seja, sem fins comerciais.

    Continuar a ler >

  • Medronho, Amêndoa e Mirtilo de Mangualde

    Projeto Medronho, Amêndoa e Mirtilo de Mangualde

    Inês Albuquerque da Fonseca é formada Engenharia Biomédica e Engenharia Agronómica. Em 2021 instalou aproximadamente 2 hectares de medronheiros, amendoeiras e mirtilos, em dois locais na União das freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, no concelho de Mangualde.

    Continuar a ler >

  • Castanheiros das Beiras

    Projeto Castanheiros das Beiras

    A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) elaborou uma candidatura no âmbito da medida 8.1.

    Continuar a ler >

  • Amendoeiras no Fundão

    Projeto Amendoeiras no Fundão

    A Precious River, Lda detém uma exploração situada na freguesia de Capinha no concelho de Fundão, pertencente ao distrito de Castelo Branco.

    Com uma superfície agrícola total de cerca de 120 hectares a empresa realizou um investimento apoiado pelo PDR2020.

    Continuar a ler >

  • Maçãs da Beira Alta

    Projeto Maçãs da Beira Alta

    A exploração agrícola da Quinta do Vilar está sediada em Povolide, Viseu, abrange também parcelas localizadas em Satão e Penalva do Castelo e conta com uma área aproximada de 50 hectares de maçã de diversas variedades.

    A produção e comercialização tem enfoque na "Maçã da Beira Alta", reconhecida como Indicação Geográfica Protegida (IGP), das variedades Golden, Gala, Starking e Granny Smith e Denominação de Origem Protegida(DOP), Bravo de Esmolfe.

    Continuar a ler >

  • Peras e Caprinos em Oliveira do Hospital

    Projeto Peras e Caprinos em Oliveira do Hospital

    A Várzea Bio, Lda é uma sociedade por quotas constituída em 2015 por quatro sócios e está sediada nas Caldas de São Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital. Com o objetivo de desenvolver um investimento agrícola numa exploração com cerca de 15 hectares, beneficiou de apoios no âmbito do PDR2020, com prémio de 1.

    Continuar a ler >

  • Morangos de Oliveira do Bairro

    Projeto Morangos de Oliveira do Bairro

    A sociedade Latitude em Sintonia Sociedade Agrícola Lda, foi constituída com o objetivo de desenvolver e promover o negócio da produção de morangos em regime de hidroponia, em sistema suspenso oscilante, visando a sua comercialização em fresco.

    A exploração situa-se na freguesia e concelho de Oliveira do Bairro, com uma área total de aproximadamente um hectare.

    Continuar a ler >

  • Maçãs de Porto Mós

    Projeto Maçãs de Porto Mós

    A beneficiária “Elsa Braz- Exploração Agrícola, Lda” é uma sociedade sediada em Casal de Alho, freguesia do Juncal, concelho de Porto de Mós, que tem como orientação produtiva a fruticultura, com cerca de 18 ha de pomar intensivo de regadio, com vista à produção de maçã e pêra rocha. A área da exploração reparte-se por 25 parcelas nos concelhos de Porto de Mós e de Alcobaça, inseridas na zona IGP Maçã de Alcobaça, exploradas sob o regime de comodato.

    Continuar a ler >

  • Cerejas do Fundão
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Cerejas do Fundão

    A Susana Salvado é uma jovem agricultora, que se dedica à produção de cereja na Póvoa da Atalaia e Castelo Novo, no concelho do Fundão. Com o apoio do DR2020 realizou um projeto de jovem agricultora, com um investimento global de 620 mil euros, a que correspondeu um apoio de 220 mil euros e um prémio à primeira instalação de 26 mil euros, aproximadamente.

    Continuar a ler >

  • Nogueiras de Idanha-a-Nova

    Projeto Nogueiras de Idanha-a-Nova

    Sociedade TERRANUT, Lda, foi constituída em 2017. A empresa, com o apoio do PDR2020 plantou 36 hectares de nogueiras na propriedade Herdade da Toula, localizada na União de freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, concelho de Idanha-a-Nova.

    Continuar a ler >

  • Hortícolas no Mondego

    Projeto Hortícolas no Mondego

    A QUINTA DO CELÃO é especializada na produção de hortícolas em ar livre e sob coberto e está sediada no perímetro de rega do Mondego, Coimbra. João Paulo Cardoso, sócio gerente da empresa e com formação agrícola, iniciou a actividade em 1998, como jovem agricultor ao abrigo do programa AGRO.

    Continuar a ler >

  • Mirtilos em vaso na Guarda e Pinhel

    Projeto Mirtilos em vaso na Guarda e Pinhel

    A JSC BERRIES recorre pela primeira vez a fundos públicos para acrescentar 11 hectares de mirtilos aos 5,6 hectares já em produção. A sociedade possui uma superfície agrícola de cerca de 29 hectares, distribuídas por várias propriedades, nos concelhos da Guarda e Pinhel.

    Continuar a ler >

  • Maracujás em Vagos
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Maracujás em Vagos

    A Nominal Tropical foi constituída em 2015 por dois jovens agricultores com o objetivo de produzir maracujá roxo em 7 hectares localizados em Ouca,Vagos.

    Apoiada pelo PDR 2020, medidas jovens agricultores e investimentos na exploração agrícola, a empresa investiu cerca de 525 mil euros na instalação do pomar, 3 hectares em estufa e 3,7 ao ar livre, armazém, sistema de rega gota a gota e aquisição de trator, alfaias e outro equipamento de apoio.

    Continuar a ler >

  • Maçãs da Guarda

    Projeto Maçãs da Guarda

    A Sociedade Quinta da Paiola, LDA constituída em 2014, desenvolve a sua atividade na produção de maçãs e situa-se na freguesia da Corriscada, concelho da Meda, distrito da Guarda.

    A sociedade é formada por quatro sócios, sendo que dois dos sócios são Jovens Agricultores.

    Continuar a ler >

Cereais / Sementes

  • Arroz do Mondego
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Arroz do Mondego

    A Zuzarte Borges Lda, é uma empresa familiar, produtora de cereais no Baixo Mondego. Gradualmente, desde 1995, os terrenos arrendados começaram, a ser explorados pela família.

    Continuar a ler >

Apicultura

  • Produtos da Serra de Montemuro
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Produtos da Serra de Montemuro

    A Montemuromel foi constituída por uma candidatura a Jovem agricultor, em dezembro de2017, numa exploração localizada na Serra de Montemuro, em Castro Daire.

    O processo inicialmente previa a construção de um capril para 200 cabras da raça Serrana em modo extensivo, para produção de carne e leite.

    Continuar a ler >

  • Mel e Pólen das Terras do Demo
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Mel e Pólen das Terras do Demo

    A empresa Soeiro & Macedo, Lda foi constituída em 2015 pelas Jovens Agricultoras Bárbara Cardoso Macedo e Ágata Soeiro Macedo com o objetivo de produzir e comercializar mirtilos, mel e pólen. A sede da exploração situa-se na freguesia de Águas Boas e Forles, concelho de Sátão, onde se encontra a plantação de mirtilos, a melaria, o armazém e cinco apiários.

    Continuar a ler >

Queijo e produtos lácteos

  • Queijo de Ovelha Bordaleira

    Projeto Queijo de Ovelha Bordaleira

    A Casa Agrícola dos Arais, Lda está desde 2011na produção e comercialização de produtos agrícolas, criação e comércio de animais vivos, produção, fabricação e comércio de queijo, leite e seus derivados.

    A empresa está sediada na freguesia de Vide Entre Vinhas, concelho de Celorico da Beira e tem uma área de 90 hectares, repartida por 54 parcelas nas freguesias de Casas do Soeiro, São Pedro e Santa Maria e Vila Boa, Cortiçô da Serra e Vide Entre Vinhas, cuja forma de exploração é o arrendamento e a cedência.

    Continuar a ler >

  • Queijo da Serra da Estrela

    Projeto Queijo da Serra da Estrela

    A Sociedade Agro-industrial Terras de Azurara, Unipessoal, Lda, está localizada em Mangualde. A empresa foi criada em 2015 e dedica-se à produção de queijo da Serra da Estrela DOP e requeijão DOP.

    Continuar a ler >

Frutas e legumes

  • Aromáticas e Medicinais da Guarda

    Projeto Aromáticas e Medicinais da Guarda

    A Sociedade Agrícola Casa Palme da Quinta da Granja - Herdeiros Cardoso Moniz, Lda., é uma empresa que se mantém por várias gerações na família Cardoso Moniz e se localiza na freguesia de Gonçalo, concelho da Guarda.

    Continuar a ler >

Outros

  • Caracóis de Coimbra
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Caracóis de Coimbra

    A empresa Helixland, Unipessoal LDA, está sediada na União das freguesias de Assafarge e Antanhol no concelho de Coimbra. O gerente e único sócio instalou-se como Jovem Agricultor na atividade de helicicultura, com vista à reprodução e engorda de caracoletas em estufa, através de um projeto PDR2020.

    Continuar a ler >

  • Açafrão de Almeida
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Açafrão de Almeida

    A Culturcast, Unipessoal Lda foi constituída em 2017, com o objetivo de apresentar uma candidatura no âmbito do PDR2020, às Operações 3.2.

    Continuar a ler >

  • Relvado de Mira

    Projeto Relvado de Mira

    Mais 20 ha de relvado nas dunas e pinhais de Mira reforçam a posição no sector da empresa Relva DuVitor, que iniciou a atividade no cultivo de relva em tapete em 2008.

    Agora com 55 ha ocupados com produção de relva de tapete na zona Centro, o empresário Vi tem a produção também distribuída pelo Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo, com 27 ha em Odemira e 11 ha em Almeirim.

    Continuar a ler >

  • Cogumelos da Guarda

    Projeto Cogumelos da Guarda

    A BenpinaAgro - Unipessoal, LDA, constituída em 2015, tem como objetivo a produção e comercialização de cogumelos frescos e biológicos. A unidade de produção está localizada na Guarda.

    Continuar a ler >

  • Plantas Ornamentais em Mira

    Projeto Plantas Ornamentais em Mira

    A Mariflores - Floricultura e Agricultura, Lda, com sede no Casal de S. Tomé, Concelho de Mira, distrito de Coimbra, foi fundada em 1996.

    Continuar a ler >

Agroindústria

Vinho

  • Vinha em Mangualde

    Projeto Vinha em Mangualde

    A Soito Wines, Lda é uma empresa dedicada à produção própria e comercialização de vinhos do Dão. Localiza-se em Tibalde, concelho de Mangualde e tem o seu núcleo de exploração suportado pela Quinta do Soito, onde se encontra a maior parte da sua área de vinha e a adega.

    Continuar a ler >

  • Vinhos do Douro Superior

    Projeto Vinhos do Douro Superior

    A Vinilourenço Lda é uma empresa familiar, criada em 2006 por Jorge Lourenço, que se dedica à produção de vinhos, incluindo espumantes.

    Localizada em Poço do Campo, concelho de Meda, a empresa dispõe atualmente de 45 hectares de vinha, repartidos no concelho de Meda e de Vila Nova de Foz Côa.

    Continuar a ler >

  • Taboadella: Vinho do Dão

    Projeto Taboadella: Vinho do Dão

    A sociedade TB vinhos, SA foi constituída como objetivo de desenvolver e promover o negócio de vinhos do Dão, após a aquisição da Quinta da Taboadella. A exploração situa-se na freguesia de Silvã de Cima, concelho de Sátão e distrito de Viseu.

    Continuar a ler >

  • Magnum Vinho de Viseu

    Projeto Magnum Vinho de Viseu

    A empresa MAGNUM Vinhos foi constituída em 2011. Carlos Lucas, enólogo e proprietário, está desde o início dos anos noventa ligado aos vinhos do Dão.

    Continuar a ler >

  • Vinho da Bairrada

    Projeto Vinho da Bairrada

    A Adega Cooperativa de Cantanhede, constituída em 1954, está localizadas na sub-região da Bairrada da Região Beira Atlântico, onde a casta Baga é distintamente representada e tem a sua sede social e unidade agroindustrial em Cantanhede. Conta atualmente com mais de1.

    Continuar a ler >

  • Vinhos de Leiria

    Projeto Vinhos de Leiria

    Vidigal Wines é uma empresa produtora de vinhos tranquilos e licorosos, de média dimensão e carácter familiar, localizada na zona de Leiria no Centro de Portugal. As origens da empresa datam do início do Século XX, numa Quinta fundada por um Cónego da Igreja.

    Continuar a ler >

  • Vinho e Espumante da Bairrada

    Projeto Vinho e Espumante da Bairrada

    A Quinta dos Abibes, Vitivinicultura, Lda., é uma empresa familiar, criada em 2004 por Francisco Batel Marques, que se dedica à vitivinicultura, olivicultura e agroturismo.

    Continuar a ler >

Azeite

  • Azeite de Ansião

    Projeto Azeite de Ansião

    A Lagar Camporêz Lda produz o azeite Galgas que tem um passado assente num lagar tradicional.

    Com o apoio do PDR2020 a empresa construiu em 2017 um novo lagar localizado no concelho de Ansião, na Zona Industrial de Chão de Couce.

    Continuar a ler >

Carne de suíno / bovino

  • Maranho e Porco da Sertã

    Projeto Maranho e Porco da Sertã

    Casel - Produção e Industrialização de Carnes, Lda, é uma empresa de cariz familiar, criada em 1984 e localizada na Sertã, distrito de Castelo Branco.

    Apoiada pelo programa PDR2020, a Casel construiu recentemente as novas instalações localizadas na Zona Industrial da Sertã.

    Continuar a ler >

Frutas e legumes

  • Aperitivos de Tentúgal

    Projeto Aperitivos de Tentúgal

    A empresa SIA APERITIVOS, com sede e instalações industriais em Além do Mourão, Tentúgal, desenvolve a sua atividade na transformação e comercialização de produtos alimentares, nomeadamente snacks e aperitivos, em que 50% da matéria prima - batata - é adquirida a produtores nacionais, contribuindo assim para o desenvolvimento da produção agrícola dos produtores de batata.

    A SIA APERITIVOS investiu numa linha para processamento de batata frita com uma capacidade de 1000 kg/hora e dois sensores para controlo do processo de motorização de humidade e gordura em batatas fritas.

    Continuar a ler >

  • Alhos em Mira

    Projeto Alhos em Mira

    A empresa José Domingues Fernandes Mateus, Lda, é uma sociedade de capitais familiares, constituída em 2009 e que se dedica à preparação, conservação e embalamento de alhos. A empresa detém diversas propriedades no Alentejo, sendo líder no cultivo e produção de alhos em Portugal.

    Continuar a ler >

  • Pickles e Piripiri de Cantanhede

    Projeto Pickles e Piripiri de Cantanhede

    A Maçarico é uma empresa agroindustrial, que nasceu na Praia de Mira, em meados do século passado. Atualmente, a Maçarico tem no seu portefólio de produtos as seguintes famílias: azeitona de diversos tipos e variedades, pickles, molhos diversos, destacando-se o piripiri, tremoço e temperos culinários.

    Continuar a ler >

Floresta

  • Pinheiro Bravo de Aguiar da Beira

    Projeto Pinheiro Bravo de Aguiar da Beira

    A Freguesia de Pinheiro, enquanto entidade gestora do Baldio de Pinheiro, desenvolve um conjunto de ações silvícolas com o apoio do PDR2020, no âmbito da medida 8.1.

    Continuar a ler >

  • Recursos Cinegéticos de Monforte da Beira

    Projeto Recursos  Cinegéticos de Monforte da Beira

    A Águas de Verão, Sociedade Agro-florestal Cinegética e Turística SA, constituída em dezembro de 2008, dispõe um conjunto de prédios rústicos em Monforte da Beira, concelho de Castelo Branco. Em 1600 hectares que incluem áreas florestais e agrícolas, a sociedade realizou com o apoio do PDR2020, um investimento na componente cinegética.

    Continuar a ler >

  • Galeria Ripícola do Mondeguinho

    Projeto Galeria Ripícola do Mondeguinho

    O Conselho Diretivo dos Baldios de Santa Maria de Manteigas recuperou um troço da galeria ripícola do rio Mondego como o apoio do PDR2020.

    A candidatura foi apresentada no âmbito da Ação 7.

    Continuar a ler >

  • Nova Mata Nacional de Leiria

    Projeto Nova Mata Nacional de Leiria

    No dia 15 de outubro de 2017 a Mata Nacional de Leiria foi duramente atingida pelos incêndios florestais que originaram uma devastação em cerca de 80% da sua superfície.

    O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, que gere a Mata sujeita ao Regime Florestal Total, desencadeou ações para mitigar os danos.

    Continuar a ler >

  • Biomassa Florestal do Fundão

    Projeto Biomassa Florestal do Fundão

    Com o apoio do PDR2020 a empresa FPT NewBiomass, Lda. desenvolveu a atividade de exploração florestal e criou a atividade de primeira transformação de biomassa florestal.

    Continuar a ler >

  • Nova Floresta em Baldios de Folgosinho

    Projeto Nova Floresta em Baldios de Folgosinho

    O Conselho Diretivo do Baldio de Folgosinho, como apoio de PDR2020, desenvolveu dois projetos que resultam na maior área contígua arborizada, na região da Guarda. Localizados em Folgosinho, Gouveia, são dois projetos da medida deflorestação de terras não agrícolas, que representam um total de investimento de aproximadamente 694 mil euros com 590 mil euros de apoio.

    Continuar a ler >

Desenvolvimento local

  • Percursos pedestres da Guarda

    Projeto Percursos pedestres da Guarda

    O Município da Guarda criou uma rede de percursos pedestres com o apoio do PDR2020.

    O investimento de aproximadamente 47 mil euros teve um apoio de 50% e maioritariamente consistiu em equipamentos de sinalética de itinerários.

    Continuar a ler >

  • Percursos Pedestres na Lousã

    Projeto Percursos Pedestres na Lousã

    O Município da Lousã, no distrito de Coimbra, criou uma rede de percursos pedestres com o objetivo de valorizar o património local, paisagístico e ambiental. O investimento de aproximadamente 50 mil euros foi apoiado pelo PDR2020 em 40 mil euros.

    Continuar a ler >

  • Vilas Medievais do Sabugal

    Projeto Vilas Medievais do Sabugal

    No âmbito da operação PDR2020-10_2_1_6 "Renovação de Aldeias", o Município do Sabugal pretendeu valorizar e promover 5 vilas medievais pertencentes ao seu concelho: Sabugal, Sortelha, Alfaiates, Vilar Maior e Vilado Touro.

    As condições do património existente foram melhoradas bem como proporcionados acessos para a sua visita.

    Continuar a ler >

  • Centro Interpretativo da Argemela

    Projeto Centro Interpretativo da Argemela

    A Arpaz, Associação Regional de Solidariedade e Progresso do Alto Zêzere, recuperou um edifício na localidade de Barco, Covilhã, para um novo uso: o Centro Interpretativo da Argemela.

    A adaptação de um edifício de traça rural típica da Beira Baixa com o apoio do PDR2020 possibilitou a criação de um espaço e equipamentos multimédia alusivo à serra da Argemela, ao rio Zêzere e aos usos e costumes da comunidade.

    Continuar a ler >

  • Aldeias de Vila Nova de Poiaires

    Projeto Aldeias de Vila Nova de Poiaires

    Vila Nova de Poiares é um município do centro de Portugal que integra a vasta região do Pinhal Interior Norte, situando-se na sua maior parte na grande planura entre as serras do Carvalho, de São Pedro Dias e de Magarrufe.

    Com uma área de 85 Km2 e uma densidade populacional aproximadamente 80 hab.

    Continuar a ler >

Outros

  • Lavanda e Cardo de Videmonte
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Lavanda e Cardo de Videmonte

    Neuza Pinto de Almeida, licenciada em Economia, decidiu instalar-se como Jovem Agricultora na terradas suas origens, a freguesia de Videmonte no concelho da Guarda, em pleno Parque Natural da Serrada Estrela. Neste sentido adquiriu uma quinta e associado à instalação como Jovem Agricultora, no ano de 2015, decidiu acrescentar à produção apícola e de castanha, duas culturas menos habituais para a região, mas perfeitamente adaptadas às condições locais como são a Lavanda e o Cardo.

    Continuar a ler >

  • Bonsais em Macinhata do Vouga
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Bonsais em Macinhata do Vouga

    A empresa Kensho Bonsai Studio, Unipessoal Lda, criada em janeiro de 2017, tem por objetivo a produção de plantas de Bonsai. A exploração, com cerca de 2 hectares, localiza-se na freguesia de Macinhata do Vouga, concelho de Águeda.

    Continuar a ler >

MAR2020

Mar

  • Investigação em Pescas e Aquicultura no Centro

    Projeto Investigação em Pescas e Aquicultura no Centro

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IP (IPMA), é um instituto público com responsabilidades nos domínios do mar e da atmosfera. Concentra a sua
    investigação em projetos que revertam para aplicações diretas na atividade operacional, na melhoria da informação disponibilizada.

    Continuar a ler >

  • Peixe do Mondego

    Projeto Peixe do Mondego

    A Universidade de Évora, contando com o apoio técnico científico do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, faz desde 2012 o acompanhamento da atividade da pesca dirigida aos peixes anádromos na bacia hidrográfica do rio Mondego e zona costeira adjacente, assente num modelo de gestão inovador e participativo. Assim surgiu o projeto An@dromosPT, com um investimento global de aproximadamente meio milhão de euros, apoiado pelo MAR2020, com o objetivo de expandir esta abordagem de gestão às principais bacias hidrográficas nacionais onde existe pesca dirigida aos peixes anádromos, criando um programa de monitorização e gestão da pesca dirigida a este peixes.

    Continuar a ler >

  • Pescado Congelado de Viseu

    Projeto Pescado Congelado de Viseu

    A Coelho & Dias, SA desenvolve as suas atividades na área da transformação e preparação de pescado congelado, em instalações produtivas localizadas no Parque Industrial de Coimbrões, em Viseu e na Zona Industrial de Louredo, em Guimarães, tendo como objetivo abastecer todo o mercado nacional, principalmente através da sua frota de distribuição e dos entrepostos frigoríficos (filiais) que dispõe em Viseu, Vila Real de Trás-os-Montes, em Montemor-o-Novo e em Guimarães. Apresentou um projeto no âmbito da Medida Promover a comercialização e a transformação dos produtos da pesca e aquicultura do MAR2020, com investimento total de, aproximadamente, 2 milhões 666 mil euros e 1 milhão 333 mil euros de apoio atribuído.

    Continuar a ler >

  • Berbigão, Amêijoas e Choco da Ria de Aveiro

    Projeto Berbigão, Amêijoas e Choco da Ria de Aveiro

    A APARA - Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro é uma associação sem fins lucrativos constituída por pescadores, que exercem a sua atividade no mar e em águas interiores, essencialmente na Ria de Aveiro. Iniciou a sua atividade em 2004 e foi reconhecida como Organização de Produtores em 2008.

    Continuar a ler >

  • Pesca Costeira da Gafanha da Nazaré

    Projeto Pesca Costeira da Gafanha da Nazaré

    A Sociedade de Pesca Miradouro SA está localizada na Gafanha de Nazaré, em Ílhavo e a sua atividade é atualmente a pesca costeira.
    A empresa está integrada no grupo FRIP que atua na área alimentar, com pescado, vegetais e preparados de refeição.

    Continuar a ler >

  • Pescado Fresco de Aveiro e Figueira da Foz

    Projeto Pescado Fresco de Aveiro e Figueira da Foz

    A Docapesca - Portos e Lotas, SA é uma empresa do setor empresarial do Estado, que tem a seu cargo no continente português o serviço público da prestação de serviços de primeira venda de pescado, bem como o apoio ao Setor da Pesca e gestão dos portos de pesca. A Docapesca, que fez este ano o 63.

    Continuar a ler >

  • Pesca Artesanal da Costa Nova

    Projeto Pesca Artesanal da Costa Nova

    Vitor Fidalgo é pescador profissional, detentor de uma embarcação de pesca local, que utiliza o porto de abrigo para profissionais da pesca da Costa Nova, em Ílhavo, desde a sua inauguração no ano 2000. Este e outros cais de abrigo para a pesca artesanal - como é conhecido este segmento de pesca - foram maioritariamente construídos a partir do final dos anos 90 com os apoios comunitários para o setor.

    Continuar a ler >

Aquicultura

  • Algas cultivadas na Ria de Aveiro

    Projeto Algas cultivadas na Ria de Aveiro

    Em 2012 nasceu em Ílhavo, na Ria de Aveiro, a empresa ALGAplus com o objetivo de produzir macroalgas de forma sustentável. A pensar no bem-estar das pessoas e do planeta, a empresa pretende disponibilizar e promover o consumo de algas de cultivo oriundas de Portugal.

    Continuar a ler >

  • Ostras da Ria de Aveiro

    Projeto Ostras da Ria de Aveiro

    A empresa Francisco Pires Avelelas, em nome individual, nasceu em 2016, com o objetivo de produzir a ostra-do-pacífico, Crassostrea gigas. Focando o desenvolvimento sustentável com auxílio de conhecimento científico, a sua criação ambicionou a produção de frutos do mar de elevada qualidade, destinados tanto ao mercado nacional como internacional.

    Continuar a ler >

  • Trutas em Figueiró dos Vinhos

    Projeto Trutas em Figueiró dos Vinhos

    O Município de Figueiró dos Vinhos está a adaptar o Posto Aquícola de Campelo (PAC), associado à constituição de um Centro de Reabilitação de Ecossistemas Ribeirinhos. As ações assentam no desenvolvimento de um projeto-piloto, pioneiro à escala internacional, direcionado para a criação experimental em viveiro de trutas assilvestradas.

    Continuar a ler >

  • Maternidade de peixes em Mira

    Projeto Maternidade de peixes em Mira

    A Praia de Mira viu nascer em Abril a maternidade de peixes da ACUINOVA . O investimento de 5,4 milhões de euros teve o apoio público de 2 milhões de euros do MAR2020, através da medida para o desenvolvimento sustentável da aquicultura.

    Continuar a ler >

  • Investigação aplicada à Aquicultura em Aveiro

    Projeto Investigação aplicada à Aquicultura em Aveiro

    O projeto MAXIAQUA é um dos projetos de investigação aplicada desenvolvido pela Universidade de Aveiro, no CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar), no Departamento de Biologia e no ECOMARE (Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos). Com o apoio do MAR2020 o projeto de 345 mil euros foi realizado em parceria com uma empresa de aquicultura intensiva, a Stolt Sea Farm, Portugal, que pertence a um grupo líder mundial na produção de pregado.

    Continuar a ler >

  • Instalação Piloto de Aquacultura em Aveiro

    Projeto Instalação Piloto de Aquacultura em Aveiro

    A Universidade de Aveiro criou uma instalação-piloto para estudar e demonstrar o funcionamento de sistemas modulares de aquacultura multi-trófica integrada. O projeto, designado por AquaMMIn foi apoiado pelo programa MAR2020 em 1,3 milhões de euros.

    Continuar a ler >

  • Linguados Crescidos na Tocha

    Projeto Linguados Crescidos na Tocha

    Desde 1972 que o grupo a que pertence a Stolt SeaFarm Portugal SA, se dedica à aquicultura. Atualmente detêm 14 unidades na Noruega, Islândia, França e Portugal.

    Continuar a ler >

Industria transformadora

  • Bacalhau Demolhado na Gafanha da Nazaré

    Projeto Bacalhau Demolhado na Gafanha da Nazaré

    Pascoal & Filhos, SA é uma empresa fundada em 1937 com sede na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, que exerce a sua atividade como armador de navios de pesca do largo, complementada com uma forte componente industrial de produção de bacalhau seco, ultracongelado demolhado e refeições pré-cozinhadas congeladas e refrigeradas. Com o objetivo de instalar uma unidade piloto para realização de experimentações sobre o processo, organização e gestão que permitam criar um sistema de
    transformação de bacalhau demolhado que preserve a qualidade original do bacalhau pescado e mitigue os principais elementos contaminantes do processo, a Pascoal & Filhos, S.

    Continuar a ler >

  • Conservas da Figueira da Foz

    Projeto Conservas da Figueira da Foz

    A Cofisa - Conservas de Peixe da Figueira da Foz, SA, foi adquirida no ano de 2004 pelo Grupo Freitasmar, grupo nascido em 1994, inicialmente dedicado a matérias primas para a industria conserveira. A Cofisa é uma indústria conserveira instalada no Porto de Pesca da Gala, que produz conservas de peixe, nomeadamente, atum, sardinha, cavala, petingas, lulas, polvos e berbigão.

    Continuar a ler >

  • Bacalhau de Coimbra

    Projeto Bacalhau de Coimbra

    A Lugrade - Bacalhau de Coimbra SA é uma empresa familiar, no ativo desde 1987. É especialista em bacalhau, comercializando cerca de 1000 referências de produtos diferentes entre os quais se destaca o bacalhau demolhado ultracongelado.

    Continuar a ler >

  • Pescado Congelado da Figueira da Foz

    Projeto Pescado Congelado da Figueira da Foz

    A Litofish Lda foi fundada em 2006 e tem como principal ramo de atividade a comercialização de produtos alimentares congelados, maioritariamente pescado. Na administração conta com profissionais com experiencia na área do pescado superior a três décadas.

    Continuar a ler >

  • Pescado Congelado de Tondela

    Projeto Pescado Congelado de Tondela

    A Gialmar - Produtos Alimentares SA, constituída em junho de 1993, tem sede no lugar de Botulho, concelho de Tondela. A atividade dominante da empresa é o comércio e indústria de pescado.

    Continuar a ler >

  • Pescado Congelado de Cantanhede

    Projeto Pescado Congelado de Cantanhede

    A ASA Congelados Lda, localizada em Cantanhede, foi fundada em 1991 por Alcides dos Santos Antunes. Na gestão atual, o seu filho Alexander Antunes, é o responsável pelo desenvolvimento da empresa.

    Continuar a ler >