Projetos de Investimento na Região Centro

PDR2020

Agricultura e Pecuária

Carne de aves de capoeira / Ovos

  • Galinhas Poedeiras de Oliveira de Frades

    Projeto Galinhas Poedeiras de Oliveira de Frades

    A empresa OVOCLASSE - Centro de Produção e classificação de ovos, SA., de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, tem como principal atividade a exploração de galinhas poedeiras reprodutoras, para a produção de ovo incubável.

    Continuar a ler >

Leite

  • Leite de Albergaria-a-Velha

    Projeto Leite de Albergaria-a-Velha

    A empresa ADALBERTO PÓVOA, dedicada ao setor da pecuária intensiva, tem como principal atividade a produção de leite e localiza-se em Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro.

    Adalberto Póvoa iniciou a atividade no setor em nome individual, tendo constituído a sociedade unipessoal em 2013.

    Continuar a ler >

  • Bovinos de leite de Leiria

    Projeto Bovinos de leite de Leiria

    A Uziel Carvalho, Lda está desde 1984 na atividade de bovinos de leite, associada também à produção forrageira. A empresa de Leiria tem um efetivo estabilizado em torno de 250 vacas de leite.

    Continuar a ler >

Frutas e produtos hortícolas

  • Maçãs da Beira Alta

    Projeto Maçãs da Beira Alta

    A exploração agrícola da Quinta do Vilar está sediada em Povolide, Viseu, abrange também parcelas localizadas em Satão e Penalva do Castelo e conta com uma área aproximada de 50 hectares de maçã de diversas variedades.

    A produção e comercialização tem enfoque na "Maçã da Beira Alta", reconhecida como Indicação Geográfica Protegida (IGP), das variedades Golden, Gala, Starking e Granny Smith e Denominação de Origem Protegida(DOP), Bravo de Esmolfe.

    Continuar a ler >

  • Viveiro de plantas de Monte Redondo

    Projeto Viveiro de plantas de Monte Redondo

    A Germiplanta - Viveiros De Plantas, Lda é um viveiro de plantas localizado em Monte Redondo, Leiria. A empresa, constituída em 1987, produziu 1,2 milhões de plantas no primeiro ano e atualmente produz cerca de 130 milhões de plantas.

    Continuar a ler >

  • Damascos e Nectarinas da Covilhã e do Sabugal

    Projeto Damascos e Nectarinas da Covilhã e do Sabugal

    A Rustikpériplo Unipessoal, Lda está desde 2017 na produção e comércio de pequenos frutos e frutos de caroço.

    A empresa tem uma área de aproximadamente 11 hectares, distribuída por dois blocos, significativamente afastados, denominados por Quintarias, na freguesia de Vale Formoso e Aldeia do Souto do concelho da Covilhã, e Queijinas na freguesia de Bendada do concelho do Sabugal.

    Continuar a ler >

  • Maracujás em Vagos
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Maracujás em Vagos

    A Nominal Tropical foi constituída em 2015 por dois jovens agricultores com o objetivo de produzir maracujá roxo em 7 hectares localizados em Ouca,Vagos.

    Apoiada pelo PDR 2020, medidas jovens agricultores e investimentos na exploração agrícola, a empresa investiu cerca de 525 mil euros na instalação do pomar, 3 hectares em estufa e 3,7 ao ar livre, armazém, sistema de rega gota a gota e aquisição de trator, alfaias e outro equipamento de apoio.

    Continuar a ler >

  • Mirtilos em vaso na Guarda e Pinhel

    Projeto Mirtilos em vaso na Guarda e Pinhel

    A JSC BERRIES recorre pela primeira vez a fundos públicos para acrescentar 11 hectares de mirtilos aos 5,6 hectares já em produção. A sociedade possui uma superfície agrícola de cerca de 29 hectares, distribuídas por várias propriedades, nos concelhos da Guarda e Pinhel.

    Continuar a ler >

  • Hortícolas no Mondego

    Projeto Hortícolas no Mondego

    A QUINTA DO CELÃO é especializada na produção de hortícolas em ar livre e sob coberto e está sediada no perímetro de rega do Mondego, Coimbra. João Paulo Cardoso, sócio gerente da empresa e com formação agrícola, iniciou a actividade em 1998, como jovem agricultor ao abrigo do programa AGRO.

    Continuar a ler >

  • Morangos de Oliveira do Bairro

    Projeto Morangos de Oliveira do Bairro

    A sociedade Latitude em Sintonia Sociedade Agrícola Lda, foi constituída com o objetivo de desenvolver e promover o negócio da produção de morangos em regime de hidroponia, em sistema suspenso oscilante, visando a sua comercialização em fresco.

    A exploração situa-se na freguesia e concelho de Oliveira do Bairro, com uma área total de aproximadamente um hectare.

    Continuar a ler >

  • Cerejas em túnel na Gardunha

    Projeto Cerejas em túnel na Gardunha

    A empresa SEMENTEVAL desenvolve a plantação de um pomar de cerejeiras em túnel, no que pode ser considerado um projeto piloto em Portugal.

    A plantação de 10 hectares está a ser efetuada na freguesia de Vale Prazeres e Mata da Rainha, bem no coração da Gardunha, região de excelência na produção do fruto em apreço.

    Continuar a ler >

  • Kiwis da Bairrada
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Kiwis da Bairrada

    A empresa TERRA PERPÉTUA recorreu a fundos públicos, para instalação de dois jovens agricultores no setor da fruticultura, em 5 hectares localizados na freguesia de S. Lourenço do Bairro, concelho de Anadia.

    Continuar a ler >

  • Maçãs da Guarda

    Projeto Maçãs da Guarda

    A Sociedade Quinta da Paiola, LDA constituída em 2014, desenvolve a sua atividade na produção de maçãs e situa-se na freguesia da Corriscada, concelho da Meda, distrito da Guarda.

    A sociedade é formada por quatro sócios, sendo que dois dos sócios são Jovens Agricultores.

    Continuar a ler >

Apicultura

  • Produtos da Serra de Montemuro
    [Jovens Agricultores]

    Projeto Produtos da Serra de Montemuro

    A Montemuromel foi constituída por uma candidatura a Jovem agricultor, em dezembro de2017, numa exploração localizada na Serra de Montemuro, em Castro Daire.

    O processo inicialmente previa a construção de um capril para 200 cabras da raça Serrana em modo extensivo, para produção de carne e leite.

    Continuar a ler >

Queijo e produtos lácteos

  • Queijo de Ovelha Bordaleira

    Projeto Queijo de Ovelha Bordaleira

    A Casa Agrícola dos Arais, Lda está desde 2011na produção e comercialização de produtos agrícolas, criação e comércio de animais vivos, produção, fabricação e comércio de queijo, leite e seus derivados.

    A empresa está sediada na freguesia de Vide Entre Vinhas, concelho de Celorico da Beira e tem uma área de 90 hectares, repartida por 54 parcelas nas freguesias de Casas do Soeiro, São Pedro e Santa Maria e Vila Boa, Cortiçô da Serra e Vide Entre Vinhas, cuja forma de exploração é o arrendamento e a cedência.

    Continuar a ler >

Outros

  • Relvado de Mira

    Projeto Relvado de Mira

    Mais 20 ha de relvado nas dunas e pinhais de Mira reforçam a posição no sector da empresa Relva DuVitor, que iniciou a atividade no cultivo de relva em tapete em 2008.

    Agora com 55 ha ocupados com produção de relva de tapete na zona Centro, o empresário Vi tem a produção também distribuída pelo Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo, com 27 ha em Odemira e 11 ha em Almeirim.

    Continuar a ler >

Agroindústria

Vinho

  • Magnum Vinho de Viseu

    Projeto Magnum Vinho de Viseu

    A empresa MAGNUM Vinhos foi constituída em 2011. Carlos Lucas, enólogo e proprietário, está desde o início dos anos noventa ligado aos vinhos do Dão.

    Continuar a ler >

  • Taboadella: Vinho do Dão

    Projeto Taboadella: Vinho do Dão

    A sociedade TB vinhos, SA foi constituída como objetivo de desenvolver e promover o negócio de vinhos do Dão, após a aquisição da Quinta da Taboadella. A exploração situa-se na freguesia de Silvã de Cima, concelho de Sátão e distrito de Viseu.

    Continuar a ler >

Frutas e legumes

  • Aperitivos de Tentúgal

    Projeto Aperitivos de Tentúgal

    A empresa SIA APERITIVOS, com sede e instalações industriais em Além do Mourão, Tentúgal, desenvolve a sua atividade na transformação e comercialização de produtos alimentares, nomeadamente snacks e aperitivos, em que 50% da matéria prima - batata - é adquirida a produtores nacionais, contribuindo assim para o desenvolvimento da produção agrícola dos produtores de batata.

    A SIA APERITIVOS investiu numa linha para processamento de batata frita com uma capacidade de 1000 kg/hora e dois sensores para controlo do processo de motorização de humidade e gordura em batatas fritas.

    Continuar a ler >

Floresta

  • Galeria Ripícola do Mondeguinho

    Projeto Galeria Ripícola do Mondeguinho

    O Conselho Diretivo dos Baldios de Santa Maria de Manteigas recuperou um troço da galeria ripícola do rio Mondego como o apoio do PDR2020.

    A candidatura foi apresentada no âmbito da Ação 7.

    Continuar a ler >

  • Nova Floresta em Baldios de Folgosinho

    Projeto Nova Floresta em Baldios de Folgosinho

    O Conselho Diretivo do Baldio de Folgosinho, como apoio de PDR2020, desenvolveu dois projetos que resultam na maior área contígua arborizada, na região da Guarda. Localizados em Folgosinho, Gouveia, são dois projetos da medida deflorestação de terras não agrícolas, que representam um total de investimento de aproximadamente 694 mil euros com 590 mil euros de apoio.

    Continuar a ler >

  • Biomassa Florestal do Fundão

    Projeto Biomassa Florestal do Fundão

    Com o apoio do PDR2020 a empresa FPT NewBiomass, Lda. desenvolveu a atividade de exploração florestal e criou a atividade de primeira transformação de biomassa florestal.

    Continuar a ler >

  • Nova Mata Nacional de Leiria

    Projeto Nova Mata Nacional de Leiria

    No dia 15 de outubro de 2017 a Mata Nacional de Leiria foi duramente atingida pelos incêndios florestais que originaram uma devastação em cerca de 80% da sua superfície.

    O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, que gere a Mata sujeita ao Regime Florestal Total, desencadeou ações para mitigar os danos.

    Continuar a ler >

Desenvolvimento local

  • Percursos pedestres da Guarda

    Projeto Percursos pedestres da Guarda

    O Município da Guarda criou uma rede de percursos pedestres com o apoio do PDR2020.

    O investimento de aproximadamente 47 mil euros teve um apoio de 50% e maioritariamente consistiu em equipamentos de sinalética de itinerários.

    Continuar a ler >

  • Vilas Medievais do Sabugal

    Projeto Vilas Medievais do Sabugal

    No âmbito da operação PDR2020-10_2_1_6 "Renovação de Aldeias", o Município do Sabugal pretendeu valorizar e promover 5 vilas medievais pertencentes ao seu concelho: Sabugal, Sortelha, Alfaiates, Vilar Maior e Vilado Touro.

    As condições do património existente foram melhoradas bem como proporcionados acessos para a sua visita.

    Continuar a ler >

  • Centro Interpretativo da Argemela

    Projeto Centro Interpretativo da Argemela

    A Arpaz, Associação Regional de Solidariedade e Progresso do Alto Zêzere, recuperou um edifício na localidade de Barco, Covilhã, para um novo uso: o Centro Interpretativo da Argemela.

    A adaptação de um edifício de traça rural típica da Beira Baixa com o apoio do PDR2020 possibilitou a criação de um espaço e equipamentos multimédia alusivo à serra da Argemela, ao rio Zêzere e aos usos e costumes da comunidade.

    Continuar a ler >

MAR2020

  • Maternidade de peixes em Mira

    Projeto Maternidade de peixes em Mira

    A Praia de Mira viu nascer em Abril a maternidade de peixes da ACUINOVA . O investimento de 5,4 milhões de euros teve o apoio público de 2 milhões de euros do MAR2020, através da medida para o desenvolvimento sustentável da aquicultura.

    Continuar a ler >

  • Trutas em Figueiró dos Vinhos

    Projeto Trutas em Figueiró dos Vinhos

    O Município de Figueiró dos Vinhos está a adaptar o Posto Aquícola de Campelo (PAC), associado à constituição de um Centro de Reabilitação de Ecossistemas Ribeirinhos. As ações assentam no desenvolvimento de um projeto-piloto, pioneiro à escala internacional, direcionado para a criação experimental em viveiro de trutas assilvestradas.

    Continuar a ler >

  • Algas cultivadas na Ria de Aveiro

    Projeto Algas cultivadas na Ria de Aveiro

    Em 2012 nasceu em Ílhavo, na Ria de Aveiro, a empresa ALGAplus com o objetivo de produzir macroalgas de forma sustentável. A pensar no bem-estar das pessoas e do planeta, a empresa pretende disponibilizar e promover o consumo de algas de cultivo oriundas de Portugal.

    Continuar a ler >

  • Linguados Crescidos na Tocha

    Projeto Linguados Crescidos na Tocha

    Desde 1972 que o grupo a que pertence a Stolt SeaFarm Portugal SA, se dedica à aquicultura. Atualmente detêm 14 unidades na Noruega, Islândia, França e Portugal.

    Continuar a ler >