Seguro de Colheitas

O Seguro de Colheitas visa segurar a produção, garantindo ao agricultor uma indemnização em caso de sinistro de origem meteorológica. O custo do prémio de seguro é apoiado até ao nível máximo de 70% (com comparticipação comunitária). O seguro de colheitas compreende o seguro horizontal que compreende: granizo, geada, queda neve, incêndio, ação queda raio, tromba d’agua e tornado e seguros especiais como para Pomóideas no Interior Norte, Tomate para Indústria, Citrinos Algarve Barrocal, Cereja e Pera Rocha Oeste.

Existe também o Seguro Vitícola de Colheitas visa contribuir para proteger os rendimentos dos produtores de uva para vinho quando sejam afetados por acontecimentos climáticos adversos. Este mecanismo de apoio é integralmente financiado pelo orçamento da União Europeia. Podem beneficiar do apoio os produtores de uva de vinho proveniente de vinhas instaladas no território continental, com situação atualizada no registo central vitícola, e que celebrem um contrato de seguro individual ou de grupo.

O Seguro Aquícola abrange a cobertura das perdas económicas das populações aquícolas dos estabelecimentos aquícolas que utilizam como meio de cultivo as águas doces, marinhas ou salobras, localizados em Portugal Continental, licenciados pela DGRN ou ICNF. É um seguro com apoio financeiro ao prémio, suportado pelo Estado Português/FEAMP.

Mais informações disponíveis no sítio do IFAP.