Berbigão, Amêijoas e Choco da Ria de Aveiro

Projeto Berbigão, Amêijoas e Choco da Ria de AveiroProjeto Berbigão, Amêijoas e Choco da Ria de Aveiro

❖ APARA - Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro

A APARA - Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro é uma associação sem fins lucrativos constituída por pescadores, que exercem a sua atividade no mar e em águas interiores, essencialmente na Ria de Aveiro. Iniciou a sua atividade em 2004 e foi reconhecida como Organização de Produtores em 2008. A sede fica no edifício APARA, no Porto de Pesca Costeira, na Gafanha da Nazaré. Tem 544 associados, a franca maioria pertencente à pesca local, conhecida como pesca artesanal, representando 373 embarcações.
Dos associados, 214 fazem pesca apeada, no que em termos de licenciamento são designados de apanhadores de animais marinhos. Na APARA estão ainda outros segmentos de pesca, como por exemplo a ganchorra que se dedica à apanha de amêijoa branca e a arte xávega. A associação tem a subconcessão da exploração por parte da DOCAPESCA dos postos de vendagem da Torreira, Murtosa e Furadouro e é
responsável pela descarga do pescado do cerco no Porto de Aveiro, onde também dispõe da exploração do posto de combustível.

Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro

No âmbito do MAR2020 a APARA realizou dois projetos de investimento. Ampliou e modernizou o edifício sede, nomeadamente o espaço destinado aos empilhadores de apoio à descarga de pescado e construiu um piso superior onde estão centralizados os serviços administrativos e uma sala para formação. O investimento de 200 mil euros foi apoiado em 87 mil euros. A operação foi enquadrada na estratégia de desenvolvimento local do Grupo de Ação Local da Região de Aveiro (GAL PESCA), nomeadamente na criação e modernização de estruturas de apoio à pesca e na formação e qualificação técnica dos seus profissionais. O GAL PESCA Região de Aveiro insere-se na prioridade 4 do programa Mar2020, que visa o desenvolvimento sustentável das zonas de pesca.
A associação realizou outro investimento para a aquisição de empilhadores, paletes de aço e contentores isotérmicos, para a atividade dos seus associados, num investimento de 206 mil euros, apoiado em 154 mil euros.
A atividade da pesca local representou na APARA, em 2023, cerca de 2 mil toneladas de pescado num valor de 5 milhões de euros. Resultado principalmente da apanha de berbigão e amêijoas e da pesca do choco.

Paulo Morenito e F. M.