Maracujás de vagos

Projeto Maracujás de vagosProjeto Maracujás de vagos

❖ Tropikcourtesy, Lda.

Os jovens agricultores Francisco Maia Teixeira e Verónica Dias decidiram, em 2014, criar a empresa Tropikcourtesy, Lda, com o objetivo de se dedicarem à produção de maracujá roxo que, após pesquisa de mercado e alguns testes de produção, atendendo às características da exploração e da região.
O projeto nasceu a partir do sonho destes dois jovens agricultores, de ter um espaço rural onde pudessem voltar a ter contacto com a terra, com as plantas e animais, dedicando os tempos livres à agricultura biológica para consumo próprio, ou seja, sem fins comerciais. O sonho concretizou-se e a exploração evolui, ao ponto de decidirem arrendar três parcelas com uma área útil de 2,18ha, localizada na freguesia de Ouca, concelho de Vagos, distrito de Aveiro, e para dar corpo ao investimento avançaram com uma candidatura à Medida 3.2.1 - Investimento na exploração agrícola do PDR2020. Através da execução do investimento apoiado, foram instaladas estufas multitúneis, executadas as plantações, instalado o sistema de rega com fertirrega, edificados armazéns de apoio à exploração, e adquirido um conjunto de máquinas e equipamentos necessários à atividade.

Marca “Fruit with Passion” com loja online

Com o objetivo de criar uma relação de proximidade com os apreciadores do sabor exótico do maracujá, seja como fruta fresca, seja nas suas mais variadas aplicações (culinária, bebidas, compotas, etc.) a Tropikcourtesy, Lda., criou a marca Fruit with Passion.
Atualmente, com uma área ligeiramente superior a 32.000 m2 (3,2 ha) de macro túneis, com certificação Global GAP e GRASP, a empresa continua focada num modo de produção sustentável, tendo já conseguido superar as 55 toneladas de maracujá vendido e os 200.000 € de faturação. Em 2023, prevê superar os 40.000€, em exportações diretas.
Numa perspectiva de economia circular e de forma a combater o desperdício, a empresa decidiu também apostar no lançamento de uma gama de compotas artesanais, todas com base no de sabor exótico do maracujá, combinado com outras frutas.

Carlos Alves e Celso Lopes