Cerejas em túnel na Gardunha

Projeto Cerejas em túnel na GardunhaProjeto Cerejas em túnel na Gardunha

❖ SEMENTEVAL

A empresa SEMENTEVAL desenvolve a plantação de um pomar de cerejeiras em túnel, no que pode ser considerado um projeto piloto em Portugal.

A plantação de 10 hectares está a ser efetuada na freguesia de Vale Prazeres e Mata da Rainha, bem no coração da Gardunha, região de excelência na produção do fruto em apreço.

Este sistema implica um investimento de cerca de 50 mil euros por hectare. Contempla as operações de preparação do terreno e do solo, plantação, equipamentos motorizados e não motorizados e sistema de rega gotejante autocompensado.

As estufas têm cerca de quatro metros de altura e coberturas apropriadas à produção de cereja.

Porquê produzir em túnel?

Trata-se de um método alternativo ao plantio ao ar livre, que apresenta muitos benefícios nomeadamente quanto à qualidade do fruto, uniformização da colheita e níveis de produção, uma vez que estão protegidos de fatores externos, como o clima e certas pragas prejudiciais à cultura, que são os principais causadores de perdas na produção principalmente nas fases de vingamento e maturação do fruto.

Este método de produção também apresenta vantagens significativas em termos económicos, pelo facto de permitir a antecipação da colheita de cereja em cerca de duas semanas, face ao método tradicional.

O projeto representa aproximadamente um investimento de 650 mil euros com um apoio PDR2020 de 300 mil euros.

Liliana Gonçalves