João Marques é um jovem agricultor que desenvolve a atividade agrícola desde 2019, na freguesia de Sobral, concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, com a plantação de olival e medronheiro. Apresentou uma candidatura à Operação 3.1.2 -"Investimento de Jovens Agricultores na exploração". Com um investimento total de cerca de 30 mil euros, teve uma taxa de apoio de 50% e um prémio à primeira instalação de jovem agricultor. O investimento englobou a plantação de 5,5 hectares de olival e 1,25 hectares de medronho, em regime de sequeiro.
As principais componentes do projeto foram a preparação do terreno, com correção e fertilização do solo, para posterior plantação de 500 e 660 plantas por hectare de oliveiras e medronheiros, respetivamente.
Azeitona galega e medronho autóctone
A azeitona, da variedade galega, terá como destino a produção local de azeite. O medronho, espécie nativa de elevada representação no concelho de Oleiros, será essencialmente escoado a grosso para a indústria agroalimentar, com eventual venda do fruto de maior calibre para o consumo em fresco, principalmente para a restauração e hotelaria da região.
A produção estimada será de 7 a 9 toneladas por hectare, no caso da azeitona e cerca de 2 toneladas por hectare no caso do medronho.
O investimento, concluído em 2021, está localizado em parcelas que foram dizimadas pelos incêndios de 2017, constituindo portanto um forte contributo no restabelecimento produtivo destas áreas. A implementação de explorações agrícolas desta natureza reveste-se de enorme importância económica local, pois promovem a manutenção e ocupação dos terrenos, contribuindo para a prevenção e mitigação de incêndios rurais.
Amélia Marrocos