Magnum Vinho de Viseu

Projeto Magnum Vinho de ViseuProjeto Magnum Vinho de Viseu

❖ MAGNUM Vinhos

A empresa MAGNUM Vinhos foi constituída em 2011. Carlos Lucas, enólogo e proprietário, está desde o início dos anos noventa ligado aos vinhos do Dão. O projeto está associado à produção da Quinta do Ribeiro Santo, situada na região do Dão, em Carregal do Sal, distrito de Viseu. No entanto a Magnum Vinhos inclui vinhos do Douro, do Alentejo e vinho verde.

A empresa já desenvolveu vários projetos com apoio dos fundos públicos, que no seu conjunto superam mais de 1,3 milhoes de euros. Projetos para a construção de adega, aquisição de equipamentos de vinificação e outros.

Para a capacitação da empresa no engarrafamento de vinho (enchedora tribloco, impressora de lotes, fechadora de caixa de vinhos, envolvedora de paletes, cubas e máquina de lavagem de barricas). Adquiriu também equipamento produtivo: prensa pneumática, desengaçador, envolvedora de paletes, marcador de laser e barricas.

O mais recente investimento, de 363 mil euros, foi para a aquisição de equipamento produtivo (lavadora-secadora), mais barricas, contentores de voltear garrafas, equipamento de laboratório e para a construção de cave de barricas. Incluiu ainda estantaria para sector de armazenagem, e outro equipamento.

Para onde vai o vinho?

Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Estónia, EUA, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Macau, Moçambique, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, República Democrática do Congo, Roménia, Rússia, Suíça, Suécia e Ucrânia. Estes são os destinos externos da produção, que representa 53% do volume de negócios. A remanescente produção, um pouco menos de metade, fica por Portugal. O mercado externo e interno representaram em 2020 vendas de um 2, 1 milhões de euros.

O enoturismo é também uma realidade, sendo possível, sob marcação, efetuar visitas às vinhas, provas e jantares na presença de um enólogo.

Carlos Cardoso e Paulo Morenito