❖ BenpinaAgro - Unipessoal, LDA
A BenpinaAgro - Unipessoal, LDA, constituída em 2015, tem como objetivo a produção e comercialização de cogumelos frescos e biológicos. A unidade de produção está localizada na Guarda. A empresa realizou com o apoio do PDR2020 um investimento global de 290 mil euros, apoiado em cerca de 128 mil euros. As principais componentes foram a instalação de um pavilhão com 625 m2, na zona industrial da Guarda, com 4 câmaras de
produção climatizadas. O investimento inclui os processos de certificação e diversos equipamentos, como chiller e unidades de tratamento de ar, caldeira, sistema de nebulização, carrinhos de transporte, empilhador manual, bancadas de trabalhos, balança, embaladora e câmara frigorífica.
Recentemente a empresa instalou painéis fotovoltaicos ao abrigo de uma nova candidatura. A produção de cogumelos ocorre em ambiente controlado o que permite obter uma oferta contínua de produto mesmo nas épocas em que as condições são menos favoráveis na produção das mesmas espécies em estufas convencionais.
Cogumelos biológicos certificados
O modo de produção é biológico e certificado pela SATIVA. A empresa dispõe de um sistema global de gestão e de produção de cogumelos frescos que combina as melhores práticas ambientais com a preservação dos recursos naturais e a utilização de substâncias e processos naturais.
O método de cultivo favorece a redução do consumo de energia e a otimização do uso da água sem usar qualquer produto químico. Os cogumelos
nascem em substrato biológico obtido de produtos renováveis/reutilizáveis e os resíduos gerados são aproveitados pelos agricultores locais para a melhoria do solo.
Os cogumelos fazem cada vez mais parte da nossa alimentação. A nível nutricional são uma boa fonte de proteínas, fibras solúveis e têm baixo teor de gordura.
A empresa comercializa três espécies de cogumelos frescos, individualmente ou em mistura: Pleurotus, Shiitake e Eryngii.
A estratégia de comercialização passa pela venda direta na loja on-line e em parcerias regionais e nacionais, envolvendo diretamente a restauração e lojas de venda de produtos biológicos.
Com uma produção média anual de cerca de 24 mil toneladas, a empresa emprega para já dois trabalhadores.
Pedro Carvalho e Paulo Morenito