❖ JSC BERRIES
A JSC BERRIES recorre pela primeira vez a fundos públicos para acrescentar 11 hectares de mirtilos aos 5,6 hectares já em produção. A sociedade possui uma superfície agrícola de cerca de 29 hectares, distribuídas por várias propriedades, nos concelhos da Guarda e Pinhel.
Os principais objetivos deste investimento são aumentar a área da produção com nova plantação e a construção de um pavilhão com 1200m2, para criar condições para a fruta ser selecionada e armazenada cumprindo todas as normas de qualidade. A área coberta servirá para colocação de três câmaras de frio, para armazenamento de caixas, cuvetes, paletes e para colocar uma linha de seleção de fruta. Inclui ainda a instalação de 3 sistemas solares para reduzir os custos de energia com os sistemas de rega.
Porquê produzir em vaso?
A singularidade deste projeto está na produção de mirtilo com a planta em vaso que apresenta as seguintes vantagens em relação à plantação em solo:
- Instalação do pomar mesmo em locais com condições edáficas muito limitantes
- Antecipação da maturação do fruto
- Melhor controlo nutricional
O promotor adota técnicas de instalação e condução inovadoras com apoio de consultores especializados sempre com o objetivo de maximização da produção.
A construção de um pavilhão com câmaras frigoríficas dotará a exploração de condições ideais para a seleção da fruta, conservação e consequentemente da sua valorização.
Estamos perante uma exploração em evolução com um investimento de aproximadamente 720 mil euros, apoiado pelo PDR2020 em 290 mil euros.
Rui Melo