Queijo de Ovelha Bordaleira

Projeto Queijo de Ovelha BordaleiraProjeto Queijo de Ovelha Bordaleira

❖ Casa Agrícola dos Arais, Lda

A Casa Agrícola dos Arais, Lda está desde 2011na produção e comercialização de produtos agrícolas, criação e comércio de animais vivos, produção, fabricação e comércio de queijo, leite e seus derivados.

A empresa está sediada na freguesia de Vide Entre Vinhas, concelho de Celorico da Beira e tem uma área de 90 hectares, repartida por 54 parcelas nas freguesias de Casas do Soeiro, São Pedro e Santa Maria e Vila Boa, Cortiçô da Serra e Vide Entre Vinhas, cuja forma de exploração é o arrendamento e a cedência.

Apresentou no âmbito do PRODER um pedido de apoio para instalação de um jovem agricultor, tendo sido aprovado um investimento de 260 mil euros, com um apoio de 130 mil euros e um prémio de jovem agricultor à primeira instalação de 30 mil euros. O plano de investimento comportou a mecanização agrícola, construção de instalações animais, captação de águas subterrâneas, construção e equipamentos de transformação e comercialização.

Queijo Serra da Estrela DOP

Numa lógica de melhoria das condições da produção animal, da eficiência dos recursos e das energias renováveis, a empresa submeteu 3 candidaturas no âmbito do PDR2020, que se encontram em execução, cujo investimento aprovado no montante aproximadamente

110 mil euros, representa um apoio de 51 mil euros.

No presente o efetivo ovino da raça Bordaleira Serra da Estrela comporta 260 ovelhas e 4 carneiros que pastoreiam em nove hectares de prados naturais e em cerca de 50 hectares de culturas forrageiras de outono-inverno e de primavera-verão.

O leite produzido no período de lactação de outubro a junho, próximo de 2o mil litros, é transformado em queijo, sendo este comercializado com o rótulo de queijo da Serrada Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida).

António Prata e António Nunes