Galinhas Poedeiras de Oliveira de Frades

Projeto Galinhas Poedeiras de Oliveira de FradesProjeto Galinhas Poedeiras de Oliveira de Frades

A empresa OVOCLASSE - Centro de Produção e classificação de ovos, SA., de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, tem como principal atividade a exploração de galinhas poedeiras reprodutoras, para a produção de ovo incubável.

As estirpes com que trabalha são reprodutoras Cobb e Ross, denominadas genericamente de reprodutoras pesadas. Os ovos são incubados em centros de incubação dos quais irão sair pintos do dia com a finalidade de engorda.

A empresa também detém um núcleo de exploração com 2 pavilhões onde se dedica à cria e recria da galinha poedeira reprodutora, garantindo desta forma a substituição dos bandos. A OVOCLASSE deu início à sua atividade em 1987, investindo na construção de 6 pavilhões destinados à produção de ovo incubável e equipamento pecuário.

A investir desde 1987

Em 2002 a OVOCLASSE realizou novos investimentos por forma a potenciar tanto a sua capacidade produtiva como o próprio negócio, recorrendo ao programa AGRO ? Medida 1.

Em 2017 apresentou uma candidatura ao PDR2020, medida 3.2.1. "Investimento na Exploração Agrícola", para realizar novos investimentos na exploração com vista à melhoria da sua rentabilidade. Os objetivos foram vários, desde o aumento da produção de ovo de qualidade superior, a redução do impacto dos custos energéticos e cumprindo com o bem-estar animal, passando pela melhoria das condições de armazenamento da ração e

da qualidade do ovo recolhido na exploração até à sua expedição, através da inclusão de um novo processo de desinfeção denominado fumigação. Inclui também investimentos para a melhoria da climatização no interior dos pavilhões e para a redução do impacto ambiental provocado pela libertação de odores resultantes da exploração, através da plantação de várias espécies arbóreas na área circundante às instalações.

A operação representou um investimento de cerca de 444 mil euros, apoiada em 40%.

Cláudia Carvalho