A Sociedade Quinta da Paiola, LDA constituída em 2014, desenvolve a sua atividade na produção de maçãs e situa-se na freguesia da Corriscada, concelho da Meda, distrito da Guarda.
A sociedade é formada por quatro sócios, sendo que dois dos sócios são Jovens Agricultores.
Em 2015 a empresa submeteu uma candidatura no âmbito do PDR2020, medida 3.2.1. "Investimento na Exploração Agrícola". A candidatura foi aprovada com valor de investimento de 983 mil euros, com um apoio de 590 mil euros e um prémio à primeira instalação de 58 mil euros, em valores aproximados. O projeto, com cerca de 23 hectares de macieiras, foi instalado com rega localizada e estrutura anti granizo.
O investimento incluiu uma charca com cerca de 34 mil m3 para fazer face às necessidades hídricas da plantação. Unidades automotrizes, alfaias, equipamento de gestão do uso da água e obras de adaptação de um edifico para cumprir com as normas ambientais e de higiene, foram também componentes do investimento.
Exploração inserida na região de Identificação Geográfica Protegida (IGP) da Maçã da Beira Alta
A exploração está inserida geograficamente na região de Identificação Geográfica Protegida (IGP) da Maçã da Beira Alta. caracterizada por ser uma região montanhosa com solos xistosos e graníticos, com invernos rigorosos e verões quentes com alta luminosidade, proporciona elevados teores de açúcar, melhor consistência da polpa e coloração à maçã.
Nos 23 hectares de macieiras foram instaladas as variedades de maçã Royal Gala, Jeromine, Granny Smith e Reineta.
A produção média ronda as 40 toneladas por hectare. O mercado de destino é maioritariamente o consumo nacional (70%), representando a exportação 30% da produção.
As maçãs são conservadas e comercializadas através da Organização de Produtores Beyra Douro Fruits. Esta organização representa cerca de 230 produtores de maçã da Beira Alta e Trás-os-Montes num total de 930 hectares de macieiras e no conjunto produzem cerca de 35 mil toneladas de maçã por ano. Os volumes de produção são assim agregados com os inerentes benefícios da economia de escala.
Sandra Amaral Santos