Damascos e Nectarinas da Covilhã e do Sabugal

Projeto Damascos e Nectarinas da Covilhã e do SabugalProjeto Damascos e Nectarinas da Covilhã e do Sabugal

A Rustikpériplo Unipessoal, Lda está desde 2017 na produção e comércio de pequenos frutos e frutos de caroço.

A empresa tem uma área de aproximadamente 11 hectares, distribuída por dois blocos, significativamente afastados, denominados por Quintarias, na freguesia de Vale Formoso e Aldeia do Souto do concelho da Covilhã, e Queijinas na freguesia de Bendada do concelho do Sabugal.

No âmbito do PDR2020 tem um investimento aprovado de 350 mil euros, com um apoio de 174mil euros, aproximadamente e um prémio de jovem agricultor à primeira instalação de 30 mil euros.

Frutos de produção integrada e certificada

O plano de investimento comportou a mecanização agrícola, a plantação de 6,3hectares de damasco e 4,8 hectares de nectarinas , ambas com rega localizada e sistema anti geada. O investimento inclui também uma central de armazenagem e câmaras de frio com central fotovoltaica instalada na cobertura.

Na exploração, gerida por um jovem em regime de exclusividade, as plantações encontram-se em produção integrada (PRODI), possuindo certificado Global Gap.

Perspetiva-se para o ano cruzeiro uma produção de cerca de 190 toneladas de damasco e 140 toneladas de nectarinas, a comercializar através da Agromais-Entreposto comercial agrícola CRL, Organização de Produtores, da qual o beneficiário é membro.

António Prata e Sandra Cruz