Morangos de Oliveira do Bairro

Projeto Morangos de Oliveira do BairroProjeto Morangos de Oliveira do Bairro

A sociedade Latitude em Sintonia Sociedade Agrícola Lda, foi constituída com o objetivo de desenvolver e promover o negócio da produção de morangos em regime de hidroponia, em sistema suspenso oscilante, visando a sua comercialização em fresco.

A exploração situa-se na freguesia e concelho de Oliveira do Bairro, com uma área total de aproximadamente um hectare.

No âmbito do PDR2020 foi apresentada uma candidatura, com um investimento aprovado de 633 mil euros e um apoio de 380 mil euros, incluindo o prémio de primeira instalação para dois Jovens agricultores.

Os investimentos permitiram a execução da estufa, que ocupou 80% da exploração, e respetivos equipamentos para a produção de morango em hidroponia.

Morangos em hidroponia

A produção de morangos recorre ao sistema NGS (New Growing System). O sistema para cultivo hidropónico de recirculação sem substrato pode ser instalado em qualquer local e terreno, tanto ao ar livre como em estufa. Por não utilizar substrato, o sistema permite um controle mais preciso do ambiente das culturas, que recebem a água, oxigênio e nutrientes de que necessitam com o objetivo de produzirem produtos de ótima qualidade, sabor, tamanho ideal, uniformidade, maior vida útil, limpos, prontos para consumo e sem necessidade de grande manuseamento.

No sistema oscilante as linhas de colheita são dispostas de forma elevada, presas por cabos e a uma altura adequada, permitindo que os trabalhadores passem por baixo delas confortavelmente.

Algumas linhas movem-se para cima e outras para baixo ao mesmo tempo e em ordem alternada. Assim, os mais elevados formam corredores que permitem o trabalho nos mais baixos e uma vez terminado a ordem inverte-se. Concluídos os trabalhos, todas as linhas são recolocadas no mesmo nível para evitar o sombreamento entre as plantas. Neste sistema é possível plantar cerca de 200.000morangueiros num hectare de área útil.

António Mata