Biomassa Florestal do Fundão

Projeto Biomassa Florestal do FundãoProjeto Biomassa Florestal do Fundão

Com o apoio do PDR2020 a empresa FPT NewBiomass, Lda. desenvolveu a atividade de exploração florestal e criou a atividade de primeira transformação de biomassa florestal.

Para a atividade de exploração florestal o investimento consiste na aquisição de uma máquina de rastos, de uma cabeça processadora de eucaliptos e de um camião rígido com estrutura de fueiros. Esta viatura, com um reboque florestal e uma grua, irá formar um sistema de transporte específico de material lenhoso, incluindo biomassa.

Para a atividade de primeira transformação de biomassa florestal, o investimento consiste na aquisição de uma máquina de rastos que será equipada com uma pinça florestal; uma estilhaçadora com grua instalada sobre um camião; um pré-triturador (para os cepos) e um semirreboque com carroçaria aberta em alumínio para o transporte de estilha.

Investimentos para produção de estilha e rolaria

O objetivo do investimento é aumentar a produção anual de rolaria de eucalipto e rolaria diversa e alcançar uma produção de estilha de 40mil toneladas através do destroçamento de biomassa florestal para fornecimento de biomassa triturada à central termoelétrica no Fundão.

De um investimento de cerca de 2 milhões e 330 mil euros o promotor recebeu um apoio de cerca de 880 mil euros.

A biomassa florestal é um recurso natural e renovável. A produção de biomassa através da madeira proveniente da reconversão e reabilitação de áreas florestais, sobrantes de operações silvícolas e de exploração florestal, como desmatações e desbastes possibilita o seu aproveitamento e diminui o risco de incêndios florestais.

Catarina Campos