Produtos da Serra de Montemuro

Projeto Produtos da Serra de MontemuroProjeto Produtos da Serra de Montemuro

A Montemuromel foi constituída por uma candidatura a Jovem agricultor, em dezembro de2017, numa exploração localizada na Serra de Montemuro, em Castro Daire.

O processo inicialmente previa a construção de um capril para 200 cabras da raça Serrana em modo extensivo, para produção de carne e leite. Por constrangimentos de localização em Zonas de conservação (ZEC) o projeto teve que ser reformulado.

Após este projeto inicial a Montemuromel tem quatro candidaturas à medida 10.2.1 - Regime simplificado de pequenos investimentos, aprovadas e em fase de execução, e uma candidatura da ação 6.2.2 (Reposição de potencial agrícola). O beneficiário procura assim colmatar as necessidades de alguns equipamentos, que se foram tornando fundamentais.

Mel, mirtilos e cabras da serra

O objetivo desta exploração abrange três áreas distintas, da apicultura ao mirtilo e às cabras serranas.

Na apicultura, conta com a construção de uma melaria, instalação de 300 colmeias e material apícola, vocacionada para a colheita de Pólen e Melem modo de produção biológico.

Outra das áreas é a produção de mirtilo também em modo biológico, com a instalação de aproximadamente 2 ha.

A exploração produz ainda cabras da raça Serrana em modo extensivo, com 20animais e construção de um armazém de feno(fenil).

Inserido numa região desertificada a aposta da Montemuromel incide em produtos diferenciados e ecologicamente sustentáveis. Aliados ao seu dinamismo tem levado a que toda produção de mel, pólen e mirtilos biológicos tenha escoamento garantido junto de entidades especializadas e reconhecidas no setor, com espaços de comercialização distribuídos por todo do território nacional.

O investimento total dos projetos ascende a cerca de 349 mil euros, com um total de apoio de 175 mil euros.

Sandra Almeida e Carlos Cardoso