Galeria Ripícola do Mondeguinho

Projeto Galeria Ripícola do MondeguinhoProjeto Galeria Ripícola do Mondeguinho

O Conselho Diretivo dos Baldios de Santa Maria de Manteigas recuperou um troço da galeria ripícola do rio Mondego como o apoio do PDR2020.

A candidatura foi apresentada no âmbito da Ação 7.11 «Investimentos Não Produtivos» e visou uma área de intervenção

de cerca de 5 hectares localiza-se na Freguesia de Santa Maria, concelho de Manteigas, inserida no Parque Natural da Serra da Estrela. Teve como objetivo a recuperação de um troço de galeria ripícola na margem direita do Rio Mondego,

a jusante do Mondeguinho. A área de intervenção constitui um vale encaixado com rochas metamórficas e com declive acentuado. A acessibilidade ao local só é possível pela via pedonal.

A recuperação da galeria ripícola

A recuperação consistiu em podas de formação e desramações, no controlo da vegetação heliófila e na preservação da regeneração natural das espécies autóctones. Espécies como os castanheiros, carvalhos, bétulas, salgueiros, urzes, pilriteiro, sabugueiro, tramazeiras, cerejeiras, amieiros, freixos, salgueiros e piorno.

De acordo com a tipologia de investimentos não produtivos o plano de intervenção para a recuperação das galerias ripícolas teve por ação base orientações divulgadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF,I. P.) e foi aprovado por esta entidade.

O investimento elegível aprovado foi de aproximadamente 7 mil euros e o apoio de 6 mil euros.

A área de intervenção encontra-se submetida ao regime florestal em cogestão com o ICNF, I.P.

João Gamboa Soares