Dieta Mediterrânica

Alimentos da dieta mediterrânica

Património imaterial da UNESCO

Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO | 4/12/2013. Candidatura conjunta: Portugal, Espanha, Itália, Grécia. Marrocos, Chipre e Croácia.

Dieta sustentável, um padrão alimentar e um estilo de vida saudáveis, baseada no consumo abundante, diversificado e sazonal de alimentos de origem vegetal de produtos locais e sazonais, pouco ou nada processados, a par de um consumo frugal de alimentos de origem animal e de um consumo de gorduras saudáveis como o azeite, confecionados segundo a gastronomia tradicional e com apelo à atividade física e ao convívio à mesa como um traço cultural distintivo.
Fonte: Organização Mundial de Saúde

Com origem nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo ou que por ele são influenciados envolve um conjunto de saberes-fazer, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições sobre técnicas agrícolas, pesca, criação de gado, conservação, preparação e, especialmente, partilha e consumo de alimentos.

Territorial MED - Salvaguarda da dieta mediterrânica atavés da sua diferenciação territorial

A CCDRC, IP, através do Projeto Territorial MED, do Plano de Ação para a Valorização e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica no Centro e outras iniciativas pretende reforçar a estratégia nacional para a salvaguarda e valorização desta importante Dieta, desenvolvendo uma intervenção que contribua para aumentar a adesão dos cidadãos à DM, preservar e divulgar os seus valores, cultura e património, mas com incidência e adequação à realidade de cada região.

A dieta mediterrânica na região centro

Associada sobretudo ao Sul do País a DM está, também, enraizada na cultura rural da Região Centro.
é disto testemunho a disseminação de uma das culturas mais emblemáticas da DM, o olival.
Na Região Centro o olival tradicional e de montanha persiste e está a ser revalorizado.
Os territórios rurais da região são sinónimo de tradições, de festividades, de celebrações e de costumes. Muitas têm origem nos ciclos agrários e nos alimentos, marcas de um modo de vida associado à DM.

A identidade deste território que, simbolicamente, acompanha o percurso do rio Mondego, é marcada por um sistema agro-silvo-pastoril adaptado aos recursos disponíveis na região, por uma grande variedade de produtos hortofrutícolas e, ainda, por aves e animais de pequeno porte de raças autóctones.

A pequena pesca artesanal, igualmente integrante da DM, assume na Região uma importância significativa.
A Região Centro, tradicionalmente rica em variedades de fruteiras regionais, como a maçã Bravo Esmolfe, que tem aqui o seu berço e a cereja do Fundão, emblema da região que lhe dá o nome, é caraterizada pela elevada diversidade e grande qualidade de diferentes espécies hortofrutícolas.

Delas fazem parte antigas variedades regionais de hortícolas e leguminosas, como a Cherovia, a Feijoca e o Chícharo, tradicionalmente confecionadas na região e que estão na origem de festividades e eventos associados aos produtos, aos processos de trabalho e ao consumo.

Zeca Afonso imortalizou a maçã Camoesa na canção beirã - Senhora do Almortão e Sra. da Póvoa

Cantiga Senhora do Almortão e Sra. da Póvoa:

(…) Não queirais ser castelhana
Nossa Senhora da Póvoa,
Minha boquinha de riso,
Minha maçã camoesa
Criada no paraíso.
Zeca Afonso

Os saberes-fazer dos artesãos permanecem no tempo, enaltecendo uma cultura e património inigualáveis, como o chocalho, a olaria, a tapeçaria e as técnicas de conservação de alimentos, como a que dá origem à inigualável pera passa.

Dieta mediterrânica

A palavra "dieta" deriva do termo grego díaita que significa estilo de vida equilibrado e assenta em 10 princípios fundamentais.

  1. Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base a variedade e riqueza de nutrientes contidos nas sopas, os cozidos, os ensopados
  2. Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de produtos alimentares de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, frutas, cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosos
  3. Consumo de produtos vegetais produzidos localmente ou de proximidade, frescos e da época
  4. Azeite como principal fonte de gordura
  5. Consumo moderado de lacticínios
  6. Utilização de ervas aromáticas para temperar
  7. Consumo frequente de pescado e menor de carnes

Documentação

Mais informação

Ligações úteis