Notícias

Atenção: Informação em arquivo - não é possível garantir a atualidade do seu conteúdo.
Data de divulgação: 2022-06-20

DGAV - Plano de Prospeção de Xylella fastidiosa 2022

Fora da área demarcada e na área metropolitana do Porto

junho de 2022

No seguimento de novos resultados positivos na zona demarcada da área metropolitana do Porto, onde se inclui a primeira amostra positiva de laranjeira, foi emitido o DESPACHO N.º 48/G/2022 - ATUALIZAÇÃO DA ZONA DEMARCADA PARA Xylella fastidiosa DA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO e as listas de espécies devidamente atualizadas, que se anexam.

Em consequência foi também atualizado o plano de prospeção nacional, tendo agora sido incluída a laranjeira na lista de espécies prioritárias a prospetar.

Este resultado positivo de laranjeira infetada com a bactéria Xylella fastidiosa subsp. multiplex, constitui o primeiro registo a nível mundial de infeção de laranjeiras com a subespécie multiplex. A análise foi realizada e confirmada pelo INIAV, e aguardamos ainda a determinação do ST.

Consulte ainda a lista de géneros e espécies vegetais com restrições à comercialização na zona demarcada da área metropolitana do Porto e proibição de movimento para fora dessa zona.