divulgação | detalhe

Concurso Cidade do Vinho Portugal 2020:
Convento S. José - Lagoa
Inscrições até 16 outubro 2020

O Concurso Cidades do Vinho - Portugal Wine City Challenge realiza-se em Lagoa, entre os dias 26 e 29 de novembro.

É factual que este tem sido um ano de atípicas circunstâncias, das quais derivaram a queda substancial de receitas para a maioria dos negócios e o cancelamento de eventos que tanto significariam, nomeadamente, para os produtores de vinho que se materializariam em reconhecimento do valor dos seus produtos. Aos poucos, o nosso quotidiano tem voltado ao ritmo pré-pandemia (ou pelo menos, tem-se adaptado ao panorama atual) e as atividades económicas procuram encontrar o rumo de volta à prosperidade. Assim sendo, a ARVP - Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, em parceria com a AMPV - Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, e a sua congénere Italiana - Citta del Vino e RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho, decidiram, em conformidade com as normas de saúde pública, estabelecer a realização do Concurso Cidades do Vinho - Portugal Wine City Challenge para os dias 26, 27, 28 e 29 de novembro no Convento de São José, em Lagoa.

O concurso está integrado no International Wine City Challenge, Concurso Enológico Cidades do Vinho que há 18 anos é promovido pela associação italiana Città del Vino e pela RECEVIN e cuja particularidade da inscrição conjunta de municípios e produtores o torna único a nível mundial. O Concurso Cidades do Vinho - Portugal Wine City Challenge, assume, desta forma, um caráter internacional, uma vez que os municípios e produtores inscritos nesta edição irão concorrer igualmente no Concurso Enológico Cidades do Vinho, que se realiza de 21 a 23 de maio, em Castelvetro di Modena, Itália. O que torna este evento verdadeiramente singular é a possibilidade de participação em dois concursos (o Concurso Cidades do Vinho - Portugal Wine City Challenge, a nível nacional, e o Concurso Enológico Cidades do Vinho, a nível internacional) com apenas uma inscrição e com um único pagamento da taxa de participação.

O júri será composto por enólogos, provadores e jornalistas nacionais com a presença de alguns estrangeiros convidados, ligados também ao sector Enogastronómico.

Inscrição:
Para a inscrição no Concurso Cidades do Vinho - Portugal Wine City Challenge os municípios e produtores devem fazer a submissão por via eletrónica, com comprovativo de entrega. A ficha de inscrição deverá ser enviada até 16 de Outubro de 2020. Para mais informações, contacte a AMPV, através de geral@ampv.pt.
A inscrição no Concurso Cidades do Vinho - Portugal Wine City Challenge, faculta automaticamente, salvo nos casos em que a entidade participante assim o não pretenda e comunique, por escrito, tal intenção à organização, a participação na 19ª Edição do Concurso Internacional "Cidades do Vinho" a realizar em Castelvetro di Modena, de 20 a 23 de Maio de 2021.

O transporte dos vinhos desde do CNEMA de Santarém para Modena é da nossa responsabilidade desde que as amostras sejam enviadas até a data de 03 de Maio de 2021.

A taxa de participação situa-se nos € 100 + IVA por amostra. O pagamento pode ser feito online (via PayPal ou transferência bancária) para o IBAN PT50 0035 0213 00032591630 78 como contributo para custos organizacionais de um evento sem fins lucrativos.

Entrega de Vinhos:
A entrega dos vinhos irá constituir duas fases: para o Concurso Nacional de Vinhos, em Lagoa, as adegas participantes deverão fazer chegar o vinho até às 19 Horas de 13 de Novembro de 2020, para a seguinte morada:
Rua Joaquim Eugénio Júdice, 8400-325 LAGOA
Para o Concurso Internacional "Cidades do Vinho" a realizar em Castelvetro di Modena, o prazo para entrega são as 17 horas do dia 3 de Maio de 2021, para a seguinte morada:
CNEMA-Centro Nacional de Exposições-PAVILHÃO DOS TERRITÓRIOS VINHATEIROS-AMPV, Quinta das Cegonhas 2001-904 SANTARÉM

DIVULGAÇÃO DOS VINHOS NA PLATAFORMA DE VENDAS ONLINE SMARTFARMER DA OIKOS - COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Os produtores terão a possibilidade de ter os vinhos a concurso na plataforma de vendas online SmartFarmer da OIKOS - Cooperação e Desenvolvimento, sem nenhum custo de adesão e os vinhos premiados serão colocados numa página própria com todos os vinhos premiados.

PROVA NACIONAL DE VINHOS
A ARVP E AMPV vão promover uma prova nacional com o vinho mais pontuados de cada região vitivinícola em data e local a divulgar posteriormente.

DIVULGAÇÃO DA COMISSÃO DE HONRA, COMITÊ CIENTÍFICO E JÚRI DO CONCURSO
Em Setembro iremos promover uma acção de divulgação do concurso.

Reforçamos que esta é uma enorme oportunidade ao dispôr dos produtores para colocarem os seus vinhos em dois concursos com um preço reduzido. Para além disso, encontra-se inserida na nossa política de reforço da presença nacional no Concurso Enológico "Cidades do Vinho" a realizar em Itália. Acreditamos que os produtos vinícolas nacionais têm muito para oferecer e conquistar no estrangeiro e dignificar a produção nacional.