Notícias

Atenção: Informação em arquivo - não é possível garantir a atualidade do seu conteúdo.

Seminário - As boas práticas de cooperação e de desenvolvimento rural

Escola Superior Agrária de Castelo Branco

22 de maio 2014

Em Portugal constata-se o progressivo envelhecimento da população no sector agrícola e pecuário, assim como o abandono das explorações e desertificação do mundo rural. As causas são múltiplas e variadas não sendo alheio o facto das políticas adotadas para contrariar esta tendência não terem tido, ao longo dos anos, os efeitos pretendidos.

O rejuvenescimento do tecido humano na agricultura e no mundo rural é uma necessidade por todos reconhecida e que, ao longo dos vários quadros comunitários de apoio implementados em Portugal, foi apoiado financeira e materialmente por todos os intervenientes (Administração, Organização de Agricultores, Grupos de Ação Local, Sociedade, etc.).

O seminário As boas práticas de cooperação, de desenvolvimento rural, agrícola e ambiental no âmbito da RRN pretende divulgar um conjunto de boas práticas desenvolvidas no mundo rural que possa servir como exemplo para quem deseja instalar-se ou investir nas zonas rurais.

O evento é constituído por duas fases distintas. A primeira decorrerá em sala onde serão apresentados diversos projetos desenvolvidos no meio rural da Região Centro e que representam todo o espetro de aplicação da PAC: do investimento e competitividade a projetos de cariz ambiental, do desenvolvimento rural propriamente dito à cooperação. Os participantes terão a oportunidade de conhecer experiência desenvolvidas e que sejam próximas/semelhantes ao projetos que tencionam desenvolver e assim terão a oportunidade para falar, discutir e esclarecer dúvidas.

Numa segunda fase, irão ser visitados os diversos projetos apresentados na primeira fase ou outros que se pretendam integrar. O seu objetivo é que os beneficiários tenham contacto direto com os projetos ao mesmo tempo que "in loco" podem questionar os seus detentores e com ele ou através deles esclarecer todas as dúvidas e questões que possam ter.

Consulte o programa.


Inscreva-se aqui online.

- Limitado a 250 inscrições
- Inclui certificado de participação

Apresentações