documentação

projecto agro n.º 254

Programa AGRO

Medida 8  - Desenvolvimento Tecnológico e Demonstração
Acção 8.1- Desenvolvimento Experimental e Demonstração (DE&D)

Produção de suínos ao ar livre - unidade de demonstração

1 - Chefe do projecto

  • Orlando Eduardo Rui de Oliveira (Investigador Auxiliar) - Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas - Estação Zootécnica Nacional (INIAP - EZN)

2 - Período de Execução

  • 01-06-2002 a 30-05-2005

3 - Descrição resumida do projecto

Fotografia de grupo:Leitões

Pretende-se instalar uma Unidade de Demonstração de produção de leitões ao ar livre, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. São utilizadas porcas das raças Alentejana (n=12) e Bísara (n=12) e varrascos das raças Alentejana (n=l), Bísara (n=l) e Duroc (n=2). Os emparelhamentos obedecem ao seguinte esquema: 6 fêmeas Alentejanas são emparelhadas com o macho Alentejano e as restantes 6 são cruzadas com o Duroc ; 6 fêmeas Bísaras são emparelhadas com o macho Bísaro e as outras 6 são cruzadas com o Duroc .

São consideradas duas épocas de cobrição em Maio e Novembro com as consequentes épocas de parto em Março e Setembro.
Os animais são alimentados uma vez por dia com alimento comercial isento de antibióticos e outros produtos "não naturais" e com recurso a pastagem.
Após o desmame, metade dos leitões vai para engorda em explorações da região, em sistema extensivo e a outra metade vai para engorda, na Estação Zootécnica Nacional, em sistema intensivo.

Os parâmetros a avaliar são: taxa de gestação, tamanho da ninhada, leitões nascidos, número de leitões desmamados, peso dos leitões ao nascimento e ao desmame, taxa de mortalidade, crescimento médio diário, índice de conversão, rendimento em carcaça, teor em músculo e gordura na carcaça.
Até ao desmame dos leitões far-se-á um acompanhamento e controlo das condições do solo, nos parques ocupados pelos suínos, através de análises regulares ao solo e lixiviados, com o objectivo de testar práticas alternativas à redução da lixiviação, diminuindo, deste modo, os possíveis impactes ambientais deste regime de produção suinícola.

4 - Entidades participantes

  • Cooperativa de Suinicultores da Beira Interior
  • Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior
  • Escola Superior Agrária de Castelo Branco
  • Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas - Estação Zootécnica Nacional

5 - Financiamento

Financiamento
Rubrica Ano 1 Ano 2 Ano 3 Total
Recursos Humanos 0,00 9.921,09 5.187,50 15.108,59
Bens e Serviços 8.232,71 51.461,04 35.018,68 94.712,43
Equipamentos 1.155,49 48.698,68 0,00 49.854,17
TOTAL 9.388,20 110.080,81 40.206,18 159.675,19

 

Relatório Final